Vida de freelancer: três hábitos para ter sucesso profissional

(Crédito: Freepik)

 

Para quem começou recentemente a trabalhar como freelancer, a dúvida sobre como ter sucesso profissional e atrair clientes é constante — e importante para analisar o que pode ser melhorado. Ademais, quem já atua há bastante tempo no ramo também deve ter esse tipo de questionamento com frequência para ter e entregar bons resultados nos serviços solicitados.

 

Assim como os profissionais com carteira assinada, os freelancers precisam ter uma série de bons hábitos para construir uma boa reputação na área de atuação e, consequentemente, ser bem-sucedido. Quem atua como autônomo precisa ter estratégias para alavancar seus serviços de uma forma que o trabalho não perca a qualidade,  produtividade e conquiste mais clientes. 

 

O FreelaWeb selecionou três principais hábitos que um freela deve ter para impulsionar o trabalho rumo ao sucesso:

 

Crie uma rotina de trabalho

Se você optou por trabalhar exclusivamente como freelancer ou faz trabalhos pontuais, é indicado ter uma rotina definida, de acordo com suas preferências e demandas, para manter a organização. 

 

Quem é freela tem uma flexibilidade maior. Portanto, não precisa, necessariamente, ter um padrão pré-estabelecido para começar e finalizar o horário de trabalho. Entretanto, definir a quantidade de horas que vai se dedicar ou criar um checklist do que precisa ser feito em cada dia contribui para que você se organize com demais tarefas do dia a dia, bem como garantir uma boa produtividade e um horário de descanso.

 

Saiba quanto cobrar pelos seus trabalhos

Na ânsia de conseguir novos clientes, muitos profissionais acabam errando em reduzir muito o preço dos serviços. Isso funciona inicialmente, pois atinge o objetivo de atrair clientes. No entanto, você pode acabar com muito trabalho para fazer e com pouco retorno financeiro, gerando um desgaste muito maior. 

 

Logo, o ideal é pesquisar, conversar com outros freelancers e analisar o tempo dedicado em cada serviço proposto, para, enfim, definir o valor do seu trabalho.

 

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Por fim, mas não menos importante, está o relacionamento com cada cliente. Manter um contato frequente com gentileza, alinhar entregas e expectativas, e pedir feedbacks são alguns dos pontos cruciais para mostrar que há interesse no trabalho e que deseja continuar a parceria em novos serviços.

 

Portanto, se você está em um marketplace de serviços online como o Freela Web, preze pelo bom atendimento. Afinal, assim como seu portfólio, sites de freela também são uma ótima vitrine para seus serviços. 

Matéria patrocinada por Guia do Rossi 

Redação: Alice Bachiega

 

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados