3 razões pelas quais uma pequena empresa precisa de Freelancers

Para sobreviver e permanecer competitivo no cenário atual de negócios, as pequenas empresas precisam ser ágeis. Contratações mais flexíveis de pessoas podem ser a resposta.

 

Pequenas empresas não têm recursos para contratar funcionários conforme sua necessidade. Em 2020, a Paycor concluiu que os gastos das pequenas empresas com mão de obra podem chegar a quase  70%  dos custos totais, o que significa que as pequenas empresas que desejam contratar novos talentos geralmente não têm fundos para fazê-lo.

Sendo assim, os proprietários de pequenas empresas correm o risco de perder sua participação no mercado para empresas maiores, que dispõem de meios para recrutar recursos com mais rapidez.

Mas há uma solução. Desde o início de suas atividades em 1813, uma empresa americana chamada Boston Manufacturing Co. dividiu seus funcionários em dois grupos: aqueles em jornada integral e outros em jornada parcial.

Pouco tempo depois surgiu uma terceira forma de solucionar o problema: a contratação de freelancers. Eles possibilitam que pequenas empresas atinjam seus objetivos sem a necessidade de recorrerem aos típicos processos de contratação.

Aqui estão três bons motivos para pequenas empresas contratar serviços de freelancers e expandir seus negócios sem grandes custos de contratação.

 

 

  1. A contratação de funcionários em tempo integral nem sempre é sustentável ou viável.

 

 

O alto custo e as rígidas leis trabalhistas vigentes no país podem tornar inviável a contratação de novos funcionários para pequenas empresas. Há que se considerar tambem que o tempo médio para contratar um novo funcionário é de  42 dias e que os funcionários nem sempre permanecem em suas funções por tempo suficiente para justificar o dinheiro gasto com eles.

O Departamento do trabalho do Brasil revelou que uma contratação malsucedida pode custar às empresas até  30%  dos ganhos do primeiro ano do funcionário, até R$ 240.000.

Para as pequenas empresas que tentam sobreviver enquanto tudo ao seu redor está mudando, elas não têm dinheiro, ou tempo, para perder com contratações que podem ficar por apenas um ano, ou mesmo nem dar certo.

À medida que o mundo dos negócios entra em uma nova era digital, as funções gerais de tempo integral simplesmente não são ágeis – sem mencionar que encontrar habilidades está se tornando mais difícil. A Reuters entrevistou proprietários de pequenas empresas este ano e descobriu que  93%  dos proprietários que procuram contratar relataram poucas ou nenhuma candidatura “qualificada” para os cargos que estavam tentando preencher no mês passado, devido à falta de altas habilidades necessárias para essas funções.

Para se adaptar às mudanças e permanecer competitivas, as pequenas empresas nem sempre podem contar com funcionários em tempo integral para aprender novas habilidades rapidamente. Eles precisam de uma maneira mais acessível e sustentável de escalar os negócios sem quebrar ou se sentir presa ao talento em tempo integral. E com a demanda por empregos altamente qualificados em  175%, os proprietários de pequenos negócios devem encontrar uma maneira de obter talentos de elite que não exija a competição com grandes empresas para obtê-los.

 

 

  1. O Freelancer fornece uma perspectiva externa.

 

 

Todo negócio tem um ponto cego. É fácil se perder no dia-a-dia, principalmente em um momento em que manter o negócio vivo é o foco principal. Talento flexível ajuda a resolver esse problema.

Como mencionado acima, é difícil encontrar talentos altamente qualificados hoje em dia – 175% mais difíceis. De acordo com uma pesquisa realizada pela and.co,  61% dos freelancers  dizem que se especializam em dois a três talentos. Para proprietários de pequenas empresas, contratar um freelancer para cobrir três habilidades pela metade do custo de um funcionário em tempo integral não só fornece uma maneira de vencer a competição na corrida por talentos qualificados, mas também garante que várias áreas do negócio estão sendo examinados por um conjunto de olhos habilidosos e treinados para procurar problemas.

Além de fornecer uma visão extra sobre os planos e estratégias de negócios, o talento flexível fornece conjuntos de habilidades adicionais que a equipe em tempo integral pode não ser capaz de contribuir. Vinte e 3%  das pequenas empresas falham porque não conseguiram montar uma equipe forte, de acordo com CBinsights. Muitas vezes, isso não ocorre porque o talento em tempo integral em si não é bom o suficiente, mas porque eles falharam em trazer talentos externos freelance para complementar seus esforços. O talento flexível torna mais fácil construir uma equipe de alto desempenho rapidamente, e a equipe em tempo integral não apenas encontrará os resultados mais rapidamente, mas terá a chance de adquirir habilidades transferíveis uns dos outros.

Se você precisar de mais evidências para apoiar os benefícios da contratação de freelancers, aqui está: o LinkedIn descobriu que  83%  das pequenas empresas que contratam freelancers com frequência concordam que os freelancers ajudam muito a realizar o trabalho. Especialmente em uma época em que a equipe em tempo integral está mais focada em realizar o panorama geral do negócio (ou seja, não deixá-lo morrer), os freelancers podem ser conectados onde a atenção é mais necessária, para que os projetos não caiam ou fiquem para trás como o negócio se concentra simultaneamente em permanecer vivo.

 

  1. As pequenas empresas precisam de mais agilidade em 2021.

 

O mundo dos negócios que conhecíamos antes da pandemia acabou e sobreviver como uma pequena empresa se tornou muito mais difícil. Em 2021, o Politifact revelou que havia  37,5%  menos pequenas empresas abertas em todo o país em comparação com janeiro de 2020 – uma realidade assustadora que mostra como as mudanças rápidas no mundo podem afetar negativamente o cenário de negócios.

É aqui que entra o talento flexível. Fala-se muito no mundo dos negócios sobre “flexibilidade”. Embora esse termo possa significar oferecer flexibilidade no local de trabalho, a flexibilidade em relação ao talento é o que mais importa para os proprietários de pequenas empresas.

Trazer talentos flexíveis, também conhecidos como freelancers ou contratados, não é uma ideia nova no âmbito empresarial: em 2018, um estudo realizado pelo LinkedIn descobriu que  51% dos proprietários individuais  já usaram freelancers no passado e pretendem contratar mais . Em 2021, as pequenas empresas estão em uma necessidade ainda mais desesperada de talentos qualificados para ajudar a terminar o trabalho ou projetos que a equipe em tempo integral pode estar muito ocupada para realizar – o que é oportuno, considerando que a população freelance está crescendo. Em 2020, Upwork descobriu que  36% da força de trabalho  era freelancer e descobriu em 2021 que  20% dos trabalhadores estão considerando o freelancer, o que poderia aumentar a população freelance em 10 milhões. Freelancers e a agilidade que eles fornecem estão se tornando mais acessíveis a cada dia.

A agilidade dentro das equipes é necessária para sobreviver no mundo atual, pois dá aos proprietários espaço para resolver problemas rapidamente sem sobrecarregar seus trabalhadores em tempo integral. No entanto, a agilidade vai mais além do que apenas talentos flexíveis – também se aplica a como as pequenas empresas os encontram. É tentador cair nas formas tradicionais de contratação e encontrar talentos por meio de esforços internos, mas isso só resulta em atrasos e custos semelhantes de contratação de talentos em tempo integral. Plataformas de talentos, como  Freela Web oferecem às pequenas empresas uma maneira de contratar rapidamente frelancers bem avaliados (normalmente em apenas 7 a 10 dias), para compromissos flexíveis que podem atender ao seu orçamento e às necessidades comerciais atuais. Ao abrir um caminho para a contratação de talentos altamente qualificados que podem ser ajustados conforme necessário, as pequenas empresas podem facilmente permanecer competitivas no mercado, adaptando-se às novas tendências digitais.

Não é fácil ser uma pequena empresa em um cenário em constante mudança, mas adicionar flexibilidade à sua equipe com talentos contratados pode fornecer agilidade valiosa. Ao atrair talentos qualificados conforme necessário, as equipes de pequenas empresas estarão mais bem equipadas para lidar com a velocidade da mudança e sair do outro lado prosperando.

 Redação: Ana Paula 

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados