Como conseguir trabalhos freelancers para ter renda extra em momentos de crise

(Crédito: Freepik)

 

Trabalhos fixos e/ou pontuais na modalidade freelancer têm se tornado cada vez mais frequentes. Isso porque a prestação de serviços virou uma maneira mais prática de compensar a ausência de empregos com carteira assinada, por exemplo, ou também para quem deseja uma renda extra no fim do mês. 

 

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas acabaram perdendo suas fontes de renda fixa, tiveram seus salários reduzidos ou passaram a atuar remotamente. Em tempos de crise, os brasileiros podem buscar gerar renda com oportunidades temporárias ou fixas como freelancer — pesquisas comprovam que a busca por serviços realizados nessa modalidade cresceram. Além disso, a demanda por trabalhos pontuais tendem a crescer também, justamente pela facilidade de contrato e determinação de serviços específicos. 

 

A grande questão para quem nunca trabalhou nessa modalidade é: como conseguir? Por isso, o FreelaWeb separou dois pontos certeiros e iniciais para você dar o primeiro passo já em busca de renda extra, contando com o apoio de um bom computador e internet. Confira: 

 

Analise suas habilidades e veja o que é possível ofertar 

Atualmente, é possível prestar serviços como freelas para diversas áreas, como tecnologia da informação, marketing, comunicação visual e escrita, e até mesmo ministrar aulas de idioma ou reforço escolar. As oportunidades são bem vastas, por exemplo, se você é bom em escrita, pode atuar com produção de conteúdos variados ou revisão; se é bom em marketing, pode oferecer serviços com foco em auxiliar em vendas ou no universo digital. 

 

Logo, antes de buscar por trabalhos freelas, analise quais são suas habilidades e o que você pode oferecer como serviço. Pense nos seus diferenciais e lembre-se: qualquer talento pode ser aproveitado para conquistar uma renda extra. No entanto, é preciso usá-lo com sabedoria para conquistar clientes. 

 

Conte com o apoio das redes sociais e sites freelancers 

As empresas que querem contratar freelancers precisam te encontrar. Para isso, a divulgação que você faz de si mesmo é o ponto-chave para conseguir novos clientes. Sendo assim, o recomendado é criar um portfólio com exemplos do serviço que deseja prestar e divulgá-lo nas redes sociais digitais, como no LinkedIn, grupos específicos no Facebook e até mesmo no Instagram. 

 

Além disso, busque por plataformas e marketplaces de serviços freelancers. Sites como o FreelaWeb são especializados e próprios para conectar os serviços ofertados com quem deseja contratar freelas. 

 

Ao oferecer um serviço específico, invista em boas descrições do que pode ser realizado, busque por imagens para representar o trabalho e não se esqueça de manter o portfólio e contatos atualizados com frequência. Isso ajuda a não perder nenhuma possibilidade de freela. 

 

Redação: Alice Bachiega

 

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados