Mercado digital, o que é, como entrar e plataformas para trabalhar

Se você houve constantemente falar sobre mercado digital e não faz a mínima ideia do que é esse mercado e de como trabalhar nessa área, fica tranquilo! Nesse post vamos falar, mais sobre o mercado digital e quais são as formas de trabalhar nesse mercado. Nossas vidas já se tornaram digital há algum tempo, afinal assistimos tv em formato de streaming, passamos mais de quatro horas diárias nas redes sociais, compramos online. Enfim, muito das nossas ações acontecem dentro do digital e essa tendência só vai aumentar com o passar dos anos.

O que é o mercado digital?

Basicamente podemos afirmar que mercado digital é toda ou qualquer ação que acontece dentro da internet com intenção de consumo. Seja para a compra de um produto físico, digital, transações financeiras, orçamentos, serviços ou até consumo de mídias. Segundo um relatório emitido pela ONU, quase 4 bilhões de pessoas estão conectadas diariamente na internet, sejam para trabalho ou para entretenimento. Tudo esse avanço aconteceu graças aos dispositivos móveis, mas conhecidos como smartphones. Muitos formatos antigos de consumo, foram modificados pelo mercado digital, entre eles podemos citar as locadoras de vídeos, que foram extintas depois dos serviços de streaming. E novas oportunidades foram surgindo, entre elas a venda de livros digitais e cursos online, essas modalidades permitiram que o conhecimento chegasse a mais pessoas. O mercado digital é um grande ecossistema que permite que pessoas em qualquer parte do mundo entre soluções para seus problemas. Quer entrar nesse mercado, então entenda como ele funciona de maneira prática.

Como o mercado digital funciona na prática

Todo o mercado digital acontece através dos dispositivos, que podem ser PC, notebooks, tablet e smartphones. Através desses dispositivos o cliente acessa o mercado digital que pode ser uma loja virtual, uma rede social, uma empresa de marketplace, entre outros. Esses mercados tem como objetivo oferecer um produto, serviço ou ainda uma solução para um problema que a pessoa esteja enfrentando. Alguns conteúdos são oferecidos de maneira gratuita, outros são pagos. Assim como a compra, o pagamento acontece de forma online e inclusive muitos produtos são enviados por e-mail ou outras através de link e compressores de arquivos.

Quais são os principais mercados digitais?

Apesar de falamos de algumas áreas específicas, o mercado digital é um ecossistema que cresce de maneira acelerada e cada dia surgem novos nichos e possibilidade. Mesmo sendo um ambiente totalmente digital, se destacar em meio a concorrência exige estudo para o crescimento. Inclusive já existem alguns cursos de nível superior voltados para esse mercado. Então se você deseja entrar nesse mercado, precisará estudar bastante para se destacar em meio a concorrência.

Setor de E-commerce

O e-commerce nada mais é do que a venda de produtos online, essa venda pode acontecer por meio de sites próprios e através de empresas de marketplace com o Mercado Livre. O crescimento anual da venda online tem se mantido em torno de 20%, faturando cerca de R$ 60 bilhões! O potencial é tão grande, já que as pessoas podem comprar praticamente de tudo na internet e o preço muitas vezes é mais barato que a loja física. Afiliados e a venda de produtos digitais Aqui entra um dos mercados em potenciais, a criação e a venda de infoprodutos estou nos últimos anos. Os infoprodutos são materiais como livros digitais os chamados e-books, além de vídeos e sites em que membros tem acesso a um material exclusivo. Quem produz esse material é conhecido como produtor digital, ele possui um conhecimento específico e compartilha com as pessoas esse conhecimento. Já o afiliado é a pessoa que se utiliza de ferramentas online para a venda desse material, e a cada venda realizada ela ganha uma comissão. O afiliado não precisa investir nada para começar, só precisa ter dedicação e boa vontade de aprender! Para iniciar ele precisa entrar para uma plataforma de venda de infoprodutos, entre as mais famosas e indicadas estão: • Amazon; • Hotmart; • Eduzz; • Udemy; • Monetizze  Freela web também abre as portas para queles que querem vender alguns tipos de produtos digitais como E-books, cursos , dicas etc. Todas essas plataformas oferecem treinamento para ajudar seus afiliados, por isso, antes de sair vendendo vale a pena tirar um tempo para estudar o mercado digital de afiliados.

Outras áreas dentro do mercado digital

Ainda dentro do mercado digital podemos citar outras áreas de atuação. Profissionais de programação e desenvolvimento de sistemas e sites, afinal o que seria da internet sem esses profissionais! O mercado está escasso desses profissionais, por isso se você em busca de um curso superior e tem interesse nessa área é uma boa opção. Entretanto, outro ramo que não para de crescer é o de marketing digital, o marketing dentro do digital é bem diferente do marketing comum. O marketing digital permite a realização de campanhas mais assertivas, já que todo o resultado pode ser mesurado. Os famosos criadores de conteúdo ou digital influencers, são outros profissionais que surgiram com esse boom do mercado digital. Eles usam da sua influência dentro das redes sociais, para criar conteúdos relacionados a produtos ou serviços. Por fim, podemos falar dos freelancer, que são profissionais que prestam serviços de maneira online. Os freelancers prestam serviços relacionados a uma determinada demanda, e há várias plataformas que fazem a intermediação entre cliente e freelancer. As mais famosas são a Workana, Freelancer, 99freelas ou a FreelaWeb.

Tendências do mercado digital

Como falamos anteriormente o mercado digital ainda está em pleno crescimento e com ele novas tendências e profissões ainda devem surgir. Nesse momento, existem algumas tendências que estão em alta e podem ser uma ideia para você começar nesse mercado. O mobile marketing é um marketing direcionado para smartphones, através desse acesso é possível realizar a venda de vários serviços. As transmissões ao vivo se tornaram uma forma de aproximar o cliente a produtos ou serviços. Nas famosas lives podem acontecer de tudo, receitas, tutoriais, demonstração de produtos ou simplesmente para tirar dúvidas sobre um produto. A famosa realidade aumentada ou virtual ainda é um mercado pouco explorado, mas com grande potencial de crescimento. O geomarketing é uma ação direcionada a negócios locais em que a publicidade é direcionada e possui um foco especifico, geralmente uma cidade ou região. E não para por aí podemos falar de internet das coisas, inteligência artificial, economia compartilhada, entre outras. O importante é frisar que o mercado digital é muito amplo e permite que qualquer pessoa que se dedique tenha sucesso!

Redação: Gabriela Castro

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados