Onde encontrar um freelancer online para minha empresa?

(Crédito: Unsplash)

 

Alinhar as experiências do freelancer com suas demandas é o primeiro passo para conquistar bons resultados ao seu negócio. Para isso, é necessário começar a busca pelo profissional ideal para o que sua empresa necessita. 

 

Pedir indicação é o meio mais tradicional para encontrar profissionais freelancers, especialmente pelo networking no mundo dos negócios. No entanto, nem sempre seus colegas mais próximos saberão te indicar pessoas específicas para o serviço que você deseja ou na área de atuação necessária. Por isso, separamos abaixo três alternativas para encontrar um freelancer online para sua empresa de forma fácil e eficiente: 

 

  • Plataformas de freelancers

 

Ganhando espaço cada vez mais no mercado, os marketplaces de serviços freelancers ou plataformas de freelas ajudam muito no processo de contato e contratação de profissionais freelancers. Isso porque plataformas como o FreelaWeb aproximam os profissionais e os contratantes, facilitando o alinhamento entre os serviços e demandas solicitadas, além de reduzir ainda mais as burocracias durante a contratação. 

 

Os marketplaces de serviços possibilitam que o freelancer divulgue e oferte seus serviços e valores, conectando-o com contratantes que desejam exatamente o serviço ofertado. Além disso, para os contratantes também é possível inserir a demanda e aguardar o retorno de freelancers que realizam o tipo de serviço solicitado. 

 

Todo o processo é realizado dentro da plataforma, sendo uma maneira segura e simplificada para ambas as partes. 

 

  • Grupos no Facebook ou LinkedIn

 

O LinkedIn é uma rede social voltada para conexões profissionais. Por isso, por meio dele também é possível buscar por profissionais que atuam como freelancers e estão disponíveis no mercado. A dica é usar palavras-chave na busca do LinkedIn, como “freelancer em redação” e “freela design”, por exemplo, especificando a área desejada. Além dele, existem grupos no Facebook só sobre freelancers e divulgação de serviços. Sendo também uma maneira de encontrar um freela online. 

 

  • Buscas no Google

 

Pode parecer uma dica passada. No entanto, realizar buscas no Google amplia o leque de possibilidades — tanto te direcionando para profissionais cadastrados dentro das plataformas de freelas quanto para sites pessoais e portfólios de autônomos. Assim como no LinkedIn, utilize termos-chave para facilitar sua busca e analise bem os perfis encontrados. 

 

Boas práticas para contratar freelancers

 

Seja em marketplaces de serviços, redes sociais ou direto pelo Google, ao encontrar um freelancer é importante alinhar as expectativas e os serviços para que todo o processo flua de maneira simples e boa para ambos. Por isso, analise se o perfil do profissional é condizente com o serviço que você deseja, converse com o freela para esclarecer dúvidas e alinhar o que precisa ser entregue, além dos prazos e valores. 

 

Redação: Alice Bachiega

 

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados