4 dicas para se destacar trabalhando como redator freelancer

(Crédito da foto: Pexels)

Uma das áreas que mais cresce no mercado freelancer é a de redação e conteúdo web. O redator freelancer pode desenvolver textos e conteúdos escritos variados tanto para blogs, mídias sociais, sites institucionais, lojas e até mesmo portais de notícias. Ou seja, é uma área com ampla atuação e permite aos redatores desenvolver ainda mais seus conhecimentos e adquirir novas habilidades, especialmente com as constantes mudanças na internet. 

O profissional de redação web recebe por cada serviço realizado. Ou seja, consegue precificar por texto ou pacote de textos, por exemplo, possibilitando ter uma renda extra mais bem definida ao final do mês. Além disso, o redator freela pode aceitar serviços que mais se identifique com os temas e tipo de linguagem do texto, assim pode entregar as demandas com a maior qualidade possível. Por isso, ao se cadastrar em uma plataforma freelancer, como o Freelaweb, pode descrever exatamente o seu perfil e os tipos de serviços que deseja desenvolver. 

Contudo, por ser uma área com muitos profissionais atuantes, o redator deve se destacar dos demais, principalmente no universo dos freelas, para conseguir novos clientes. Pensando nisso, listamos abaixo quatro dicas para que o profissional da área consiga se destacar:

– Sempre pesquise boas referências para desenvolver seus próprios textos. O seu conhecimento sobre os temas que você escreverá sobre precisa ser rico e amplo. Por isso, busque fontes confiáveis para seus conteúdos. Mas lembre-se: nunca copie, absorva o conteúdo e desenvolva o seu próprio. 

Atenção especial à sua escrita e gramática. Conhecer a Língua Portuguesa e saber estruturar bons textos é o ponto principal para ser um bom redator. Caso tenha dúvidas quanto à escrita de qualquer palavra ou concordância, pesquise no Google, consulte dicionários ou até mesmo busque apoio profissional. 

Mantenha contato constante com seu cliente. Isso ajuda a alinhar as expectativas e também o conteúdo que ele deseja receber de você. Busque fazer um briefing inicial ou até mesmo sugerir pautas ao seu cliente antes de dar início ao conteúdo. Com a aprovação dele e com os temas, linguagem e tom de voz alinhados, as chances de ter novos serviços são altas e diminuem os riscos de ter refações. 

– Atualize seu portfólio com seus melhores textos. Quando alguém busca contratar um freelancer de redação, os textos já feitos pelo profissional fazem parte da sua própria vitrine de divulgação. Por isso, deixe em destaque seus melhores conteúdos para impressionar clientes e possíveis clientes.

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados