Programador freelancer: o que analisar e quais são as vantagens ao contratá-lo?

(Crédito da foto: Pixabay)

 

Profissionais de diversas áreas têm investido no mercado freelancer para empreender ou até mesmo gerar uma renda extra no final do mês. A área de Tecnologia da Informação e Programação, por exemplo, contempla essa possibilidade de atuação autônoma, ou seja, de forma freelancer. 

 

Os benefícios do trabalho freelancer em programação se estende para os contratantes também. Afinal, pode buscar por um profissional específico para o projeto que deseja desenvolver. No entanto, é recomendado analisar alguns aspectos para escolher o freelancer mais adequado às suas necessidades. 

O que analisar antes de contratar um programador freelancer?

 

A área de programação e desenvolvimento web é enorme. Por isso, o primeiro passo é buscar por um profissional que atue diretamente com o serviço que você precisa que seja desenvolvido. Aqui no FreelaWeb é possível encontrar uma variedade de profissionais, o que facilita para o contratante achar o freela ideal para o serviço que deseja. 

 

Para isso, busque analisar o portfólio do profissional com serviços que já foram realizados anteriormente. Assim, é possível entender o perfil de projetos que o freela costuma atuar e, consequentemente, entender quais são as competências técnicas que o profissional possui já que a área é vasta e os profissionais tendem a atuar com especialidades mais focadas. 

 

Vantagens ao contratar um programador freelancer

Contratar um programador freelancer ao invés de uma empresa específica pode te proporcionar alguns benefícios para o desenvolvimento do seu projeto. Confira abaixo três vantagens: 

 

  1. Preço

As empresas costumam cobrar alto por serviços nas áreas de TI. Isso porque um projeto pode envolver uma série de profissionais e áreas, não apenas o programador em si. No entanto, ao contratar um profissional freelancer, o custo do serviço acaba sendo mais acessível e a qualidade pode se manter equivalente ao serviço empresarial, tendo em vista que o alinhamento será feito direto e constantemente com o freela. 

 

  1. Comunicação direta

 

Conforme falado no tópico anterior, a comunicação e o alinhamento com o freela é mais direto e ajustável às necessidades e ao que precisa ser feito no projeto. Logo, o projeto é customizável, possibilitando que o contratante escolha softwares e plataformas conforme achar ideal para o serviço. 

 

Diferente de contratar uma empresa, em que o serviço acaba sendo limitado ao que ela já oferece no mercado. 

 

  1. Tempo de projeto

 

Profissionais da área afirmam que, dependendo do serviço solicitado, o tempo de projeto pode ser mais curto — o que afeta diretamente no valor do serviço, já que muitos profissionais cobram por hora trabalhada. Contudo, isso deve ser alinhado com o freela inicialmente. Conforme a demanda for estabelecida, pode-se determinar um prazo médio para a conclusão do projeto. 

 

Redação: Alice Bachiega

 

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados