Publipost: como funciona e onde oferecer?

(Crédito: Freepik)

 

O publipost, também conhecido como post patrocinado, é, basicamente, uma publicação realizada por um influenciador digital/blogueiro a pedido de uma marca, resultando na divulgação de produtos e/ou serviços nas redes sociais ou sites e blogs. O publipost pode acontecer de forma escrita, por vídeos ou fotos, seja testando, descrevendo, comentando ou fazendo resenha do produto, por exemplo. 

 

Como funciona um publipost?

 

As empresas tendem a procurar por pessoas com forte influência digital e com aderência em seu nicho de atuação, justamente para atingir um público específico e que seja correspondente com o público-alvo da empresa. Por exemplo, se uma empresa é do segmento de cosméticos, deve procurar por influenciadores do mesmo ramo. 

 

Além da aderência com o público e segmento, as buscas por influenciadores pode se basear nos números de visualizações, seguidores e interações nas redes sociais ou visualizações e acessos nos sites e blogs. Tudo isso acontece de forma paga, em que cada profissional da internet possui seu próprio valor e negociações — podendo trabalhar com publicações únicas ou pacotes de divulgação, por exemplo postagem no feed + stories das redes sociais, postagem no site/blog citando a marca + linkagem direcionando ao site da empresa. 

 

Para que o conteúdo publicado seja sutil e não uma propaganda direta, é importante que a pessoa contratada informe que a publicação é patrocinada, para que seu seguidor saiba que o conteúdo tem cunho publicitário, mas que ainda assim é uma opinião do influenciador. Por isso, o conteúdo precisa ser bem elaborado e cite a marca de forma positiva. 

 

Devido a isso, a empresa que contrata uma pessoa para fazer um publipost pode sugerir o texto ou roteiro do conteúdo a ser divulgado, seguindo técnicas para otimizar o conteúdo e atingir bons resultados nas redes sociais ou nas buscas do Google, no caso dos blogs e sites. Para isso, é possível ter um profissional contratado para produzir esses conteúdos e conduzir esse relacionamento com o influenciador ou buscar por um freela em marketplaces de serviços que entenda de produção de conteúdo e SEO. 

 

Onde e para quem oferecer publiposts?

Os influenciadores que já estão atuando há um bom tempo na internet e sites que possuem grande relevância no segmento tendem a ser procurados pelas marcas para a realização da parceria e efetivação do post patrocinado. Além disso, o profissional pode buscar pela área de marketing de empresas que possam ser relevantes de se divulgar no seu espaço e propor uma parceria — sempre lembrando de prezar pela aderência de públicos e nicho de atuação –, mostrando seu mídia kit, trabalhos anteriores e resultados, a fim de conquistar essa nova marca como parceiro e cliente. 

 

No entanto, para quem está começando a atuar nas redes sociais e já possui uma boa base de seguidores, pode começar a divulgar seus serviços de divulgação e publiposts em marketplaces de serviços, como o FreelaWeb. Afinal, é um meio alternativo de ter visibilidade entre empresas e novas marcas. 

 

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados