4 áreas para atuar como freelancer

Com a pandemia do novo coronavírus no país, a venda de serviços online ganhou mais destaque por ser uma alternativa para diversas áreas de atuação, especialmente para profissionais que estão desempregados ou em busca de uma renda extra. Isto porque muitos serviços podem ser realizados em casa com o apoio de uma boa internet. 

 

Para quem deseja trabalhar como freela daqui pra frente, seja parcial ou totalmente, é importante saber quais áreas possibilitam esse trabalho remoto. Por isso, o FreelaWeb listou quatro áreas de atuação para quem pretende dar o primeiro passo nesse universo: 

 

  1. Consultoria em Marketing 

Com grande ascensão nos últimos anos, especialmente com o aumento das vendas online e presença das marcas no universo digital, atuar com marketing como freelancer é uma boa saída para profissionais da área. Prestar consultoria, analisar concorrentes, implementar campanhas e anúncios nas mídias, acompanhar a performance e SEO do site são alguns dos serviços que podem ser prestados. 

 

É válido ressaltar que o profissional deve atuar prestando suporte ao cliente. Logo, todas as estratégias devem estar alinhadas às necessidades do cliente para que tenha resultados positivos. 

 

  1. Produção de Conteúdo

Muito alinhado com a área de marketing e também de comunicação, o profissional que deseja atuar com produção de conteúdo pode planejar, redigir ou até mesmo traduzir textos, visando dar mais visibilidade ao negócio do cliente.

 

Portanto, tais conteúdos podem ser otimizados para serem facilmente encontrados nas primeiras páginas do Google. Além disso, o profissional pode atuar com produção de conteúdo para as mídias sociais e também buscando a publicação em veículos de comunicação, prestando uma assessoria de imprensa ao cliente.

 

  1. Design e multimídia

Quem domina as técnicas de criar e editar imagens e vídeos pode se dar muito bem como freelancer de design e multimídia. Essa área conta desde o planejamento até a execução de fato do projeto solicitado pelo cliente e pode atuar nos mais variados ambientes digitais, como redes sociais, site institucional e outros. 

 

  1. Tecnologia da Informação

Uma área com diversas ramificações, o freela em TI é ideal para profissionais com experiência ou que desejam aprimorar e desenvolver habilidades. 

 

Os profissionais podem atuar com desenvolvimento de sites, aplicativos ou programas, bem como prestar suporte técnico, análise de sistemas e também segurança da informação.

 

Comece já!

Não se esqueça de escolher uma área que você já tenha conhecimentos para desenvolver um bom trabalho e impressionar seus clientes. Mantenha seu portfólio e perfis profissionais sempre atualizados — essa é uma maneira de comprovar suas experiências e também é uma forma de atrair novos clientes.

 

Para facilitar a busca por trabalhos freelancers, contar com um marketplace de serviços, como o FreelaWeb, é uma alternativa, pois possibilita o “encontro” entre quem está ofertando diversos tipos de serviços profissionais com quem deseja contratar um freelancer.

 

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados