Quando incluir contratações freelancers para sua empresa?

No Brasil, a modalidade de trabalho remoto está em ascensão desde 2015 e, atualmente, com a pandemia do coronavírus, o home office se tornou realidade para muitos profissionais e também para as empresas. De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil conta com aproximadamente 1,3 milhões de profissionais autônomos, sendo o terceiro país com mais profissionais nessa formato — incluindo freelancers e remotos, trabalhadores informais e ambulantes — e ficando atrás apenas da Colômbia e Grécia. 

A contratação de profissionais freelancers tem se tornado tendência comprovada nos últimos anos. Isso porque estes profissionais podem fortalecer as equipes e agilizar projetos, além de que a facilidade para encontrá-los está ainda maior com o apoio dos marketplaces de serviços e páginas de freelancers. 

Empresas que apontam um crescimento global e que também fazem parte das empresas Fortune 500, segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, revelaram que, após a contratação de freelas, tiveram um crescimento médio de até 26%. 

Mas… quando contratar um freelancer?

Pelo freela não ter vínculos empregatícios, as burocracias para contratá-los são menores e mais simplificadas, além da possibilidade de estabelecer prazos para o desenvolvimento dos serviços e alinhamentos mais flexíveis tanto para a empresa quanto para o profissional. Um freela pode ser contratado para reduzir custos de projetos, por exemplo. No entanto, existem algumas outras possibilidades que podem ser recomendadas a contratação de profissionais freelancers. Confira abaixo: 

Cobrir trabalhos sazonais

Em algumas empresas, alguns períodos do ano possuem um volume de trabalho maior do que em outras épocas. Logo, a curto prazo, compensa muito contratar profissionais freelancers para atender demandas pontuais no trabalho. Além disso, contratar freelas para atender serviços específicas, como a ausência de um funcionário fixo, por exemplo, também é eficaz — mantendo a equipe integrada e com bons resultados. 

Realizar serviços que poderiam sobrecarregar os funcionário fixos

Assim como nos trabalhos sazonais, ao notar que os funcionários fixos estão com trabalho em excesso, indo além da carga horária semanal, contratar um freela para somar à equipe ajuda a manter as entregas em dia sem que os colaboradores sejam sobrecarregados. 

Atuar em novos projetos e testes

Quer expandir sua empresa adicionando novos serviços aos clientes? Para testar novos projetos, chamar um freelancer experiente para implementar e desenvolver ideias junto com você é uma alternativa de baixo investimento e muito recomendada para analisar as estratégias de negócio, além de agregar com a experiência do profissional ao projeto.

 

Redação: Alice Bachiega

 

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados