Marketplaces de serviços: o que é e como funciona

(Crédito: Unsplash)

Atualmente, as lojas virtuais e marketplaces tomaram conta da internet, facilitando a compra e o venda de produtos — 95% dos consumidores brasileiros usam marketplaces, segundo uma pesquisa da UPS. Diante desse cenário e atual momento da economia no país, um modelo em específico também vem ganhando destaque dentro deste universo: o marketplace de serviços.

Esse tipo de plataforma online é ideal para encontrar serviços para suas necessidades ou até mesmo oferecer soluções para outras pessoas ou empresas, como um trabalho freela. Ou seja, um marketplace de serviços possibilita a conexão entre quem está oferecendo um trabalho ou serviço com quem está buscando por meio de prestadores de serviços. Além disso, por ser tudo virtual, esse tipo de negócio possibilita que tudo aconteça de forma remota e com maior agilidade. 

Como funciona um marketplace de serviços?

Todo mundo pode se beneficiar de um marketplace de serviços, especialmente pessoas que trabalham de forma autônoma e quem deseja contratar freelancers para a realização de algum serviço ou trabalho pontual por valores atrativos e com maior rapidez. No FreelaWeb, por exemplo, é possível anunciar diversos serviços de forma gratuita e vendê-los como se fossem realmente produtos, pagando uma taxa somente após concluir uma venda. 

Além disso, ao anunciar um serviço e ser contatado por um possível cliente em um marketplace de serviços, o freela pode decidir em aceitar ou não o serviço. Ou seja, é possível analisar os detalhes do serviço e se o projeto pode ser realizado no prazo proposto. Isso facilita muito no dia a dia e não compromete a qualidade dos trabalhos entregues, podendo alinhar todas as demandas de forma mais organizada e sem atrasar entregas. 

Uma das vantagens que se destaca para os profissionais freelancers é a ampla visibilidade que um marketplace de serviços proporciona, aumentando a divulgação de forma orgânica, ou seja, não sendo necessário o investimento em publicidade. Os freelas também são atraídos aos marketplaces pela maior possibilidade de conquistar novos clientes, criar uma boa reputação com base nas avaliações dos clientes após a conclusão de um trabalho e, consequentemente, aumentar a receita mensal.

Para quem deseja contratar um freelancer, buscar por serviços em uma plataforma assim também traz benefícios, como a facilidade de encontrar profissionais que ofertam serviços que podem ser ideais para o que está sendo procurado. Ademais, os custos também podem ser mais atrativos e é possível analisar diversos profissionais antes de fechar o negócio.

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados