4 ações para aumentar a produtividade no trabalho freelance

(Crédito: Freepik)

 

Uma pessoa pode se tornar freelancer por vários motivos, seja para ter uma renda extra ou se dedicar exclusivamente no trabalho remoto, por exemplo. No entanto, ter um controle sobre o tempo de trabalho é uma responsabilidade que existe para todos os profissionais freelas, já que isso afeta diretamente na produtividade, desempenho e qualidade dos serviços que precisam ser entregues. 

 

Para ter uma boa produtividade no trabalho, o indicado é analisar o tempo que está sendo investido em cada atividade e avaliar se a produção está sendo realizada no período de tempo suficiente. Do contrário, é possível perceber se está gastando tempo com outras funções e não focando no ponto principal para entregar bons resultados. 

 

Pensando nisso, o FreelaWeb destacou abaixo quatro ações que colaboram para que a produtividade aumente. Confira: 

 

Definir um local de trabalho específico para trabalhar

Muitas pessoas acreditam que a vantagem de trabalhar como freelancer é a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar. Isso é verdade, no entanto, nem todos os lugares permitem ter a produtividade necessária, como trabalhar deitado na cama ou em ambientes com muitas distrações, por exemplo. 

 

Portanto, o indicado é ter um local adequado para trabalhar. Opte por ambientes bem arejados e iluminados, mesa e cadeira confortáveis e com pouca circulação de pessoas. Isso colabora para não misturar momentos de lazer e descanso com o trabalho em si. 

 

Organizar as tarefas e prioridades

Não comece a fazer várias atividades ao mesmo tempo. Isso pode resultar em várias coisas inacabadas e mal feitas. Por isso, o indicado é organizar tudo o que precisa ser feito e colocar prioridades em cada uma das tarefas. 

 

Conte com o apoio de ferramentas de gerenciamento de tarefa, como o Trello, por exemplo, para facilitar a visualização de tudo o que precisa ser feito, que está em andamento e/ou concluído. 

 

Trabalhar com prazos 

Para conciliar todas as demandas, principalmente se você faz freelas para mais de uma pessoa ou empresa, trabalhe com prazos para cada serviço. Esse tópico anda muito em paralelo com a organização das tarefas, mencionado anteriormente.

 

No FreelaWeb, por exemplo, é possível oferecer seus serviços já com o prazo que você precisa para produzir, facilitando o alinhamento entre você e quem quer contratar freelancers. 

 

Não deixar a saúde e bem-estar de lado

Embora você esteja trabalhando em casa e com a flexibilidade de horário, não se esqueça do principal para continuar realizando seus serviços com produtividade: sua saúde. Logo, não deixe de se alimentar bem e descansar o necessário para que sua atenção e disposição sejam renovadas diariamente para o próximo dia de trabalho. 

 

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados