Ingressando na carreira freelancer, o que você precisa saber!

Ingressar na carreira freelancer vem sendo a realização de um sonho para muitas pessoas.

Afinal, quem nunca desejou largar o emprego, chefe, horários fixos e poder trabalhar de qualquer lugar a qualquer hora, não é mesmo?

Portanto, separamos algumas dicas que podem ajudar você a começar a sua carreira freelancer com planejamento e foco.

Primeiramente, o profissional precisa definir qual será o seu nicho. Caso seja formado em alguma área, pode usar esses conhecimentos para iniciar sua carreira.

Feita a escolha do nicho do serviço que vai oferecer, a seguir vem mais alguns requisitos importantes, fique ligado nessas dicas.

Qualificação

É importante que o profissional ingresse na carreira freelancer qualificado e que tenha conhecimento do serviço que está oferecendo.

Passar credibilidade e confiança ao cliente além de ser importante é essencial, pois seu primeiro serviço prestado à ele será sua porta de entrada para outros mais.

Portanto, estudar e estar sempre se atualizando faz parte do dia a dia do freelancer.

Planejamento financeiro na carreira freelancer

Planejar as finanças é importante independentemente da profissão, porém, o freelancer precisa de alguns cuidados a mais, pois nem sempre o valor a receber é igual todo mês.

Pode variar conforme a procura e demanda dos serviços. Ou seja, ter uma planilha constando todos os gastos do mês ajuda nesse planejamento. E se possível, sempre deixar um dinheiro extra guardado para alguma emergência.

Criação e divulgação da marca

Criar um nome e logotipo para a marca faz parte do processo para conseguir ainda mais clientes para o seu negócio.

Os consumidores andam muito exigentes, consultando e querendo sempre conhecer um pouco mais da marca que está consumindo.

Por isso, pense em algo que as pessoas consigam memorizar e relacionar sempre quer ver o nome ou imagem da sua marca.

Procura usar sempre as mesmas cores e imagem para a divulgação, padronizando sua marca, a sua presença na internet tem mais chances de crescer.

Use a tecnologia a seu favor na hora de divulgar seus serviços, hoje existem muitas formas de fazer propaganda do seu serviço, sites, blogs, redes sociais e sites como o Freela Web que permitem que o profissional faça um cadastro e anuncie seu trabalho.

Portfólio, importância dele na carreira freelancer

Uma forma muito comum e muito requisitada por quem vai comprar os serviços de um freelancer é o portfólio.

Portfólio é a apresentação de alguns dos serviços que o profissional já realizou e que servem de exemplos para os clientes.

Quando um cliente tem acesso ao portfólio ele pode analisar e conhecer um pouco mais do trabalho realizados pelo profissional que ele está pensando em contratar.

Uma forma muito simples e prática de mostrar todo o conhecimento e técnicas utilizadas. Atualmente, existem sites gratuitos inclusive que oferecem hospedagem para a criação de portfólio.

Por fim, mas não menos importante devemos mencionar que o profissional deve ser organizado, manter um controle dos serviços a serem realizados e datas de entregas, evitando ao máximo entregá-los com atraso, a não ser que seja uma emergência e avisado antecipadamente ao cliente.

Passar uma boa impressão e ter responsabilidade com o cliente, garante que seu serviço seja indicado a outras pessoas e fideliza os clientes que já compram.

 

Redação: Erika Busnello

 

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados