Quero contratar freelancers: como e onde encontrá-los?

(Crédito: Freepik)

 

Visando manter a qualidade dos serviços solicitados e reduzir os custos de contratação, muitas empresas têm optado por contratar freelancers para atuar em seus projetos. O freelancer é, basicamente, um profissional independente, que pode atuar para uma ou mais empresas, sem a necessidade do vínculo empregatício.

 

O freela atua de forma autônoma e pode ser encontrado nos mais variados ramos de atuação. Os serviços que mais costumam ser solicitados são voltados para as áreas de informática e TI, redação e revisão, design e edição de vídeos, desenvolvimento de projetos e marketing digital. 

 

Além da redução dos custos e flexibilidade nos valores dos serviços, a contratação de um freelancer traz diversos benefícios ao contratante. Por não ter vínculos empregatícios, há menos burocracia ao contratar, a comunicação é fácil e direta com o profissional (podendo resolver tudo de forma online ou por ligação), é possível estabelecer prazos e horários com maior flexibilidade. 

Ademais, atualmente há mais facilidades para encontrar uma vasta variedade de profissionais. Sendo assim, o contratante pode analisar o serviço que deseja e relacionar com o perfil do profissional para ter resultados positivos ao final do trabalho. 

 

Como e onde encontrar freelancers para contratar?

A dúvida que surge entre os empresários e recrutadores que pensam na possibilidade de investir em freelancers é: como e onde encontrá-los? A resposta é bem simples. O contato entre freelancers e empresas se estreitou e se tornou mais fácil com a ascensão das tecnologias e ampliação do uso da internet. 

 

Redes sociais com foco no profissional, sites de empregos e grupos de vagas são algumas das alternativas para buscar freelas. No entanto, atualmente existem plataformas específicas para conectar profissionais autônomos e empresas — os marketplaces de serviços, que são voltados exclusivamente para cadastro e contratação de freelas.

 

Nos marketplaces de serviços, como o FreelaWeb, os freelas podem cadastrar seus serviços e as empresas (ou demais profissionais que buscam contratá-los) podem inserir suas solicitações e buscar pelos serviços já ofertados na plataforma. Assim, é possível realizar o contato e pagamento direto pelo marketplace, simplificando ainda mais todo o processo. Feito o contato inicial, o freela alinha com a empresa os prazos para entregar todas as demandas de forma ágil e com qualidade no serviço.

 

O FreelaWeb, por exemplo, mantém todas as mensagens registradas. Isso favorece para que o alinhamento entre ambos aconteça durante todo o serviço, desde a solicitação até a entrega e feedback — contribuindo também para uma possível recontratação do serviço realizado. 

 

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados