Como saber se tenho chances para atuar como freelancer?

(Crédito: Freepik)

 

A flexibilidade e ampla possibilidade de atuação para quem trabalha como freelancer é um chamariz para quem deseja iniciar esses trabalhos autônomos. No entanto, ser freelancer definitivamente não é para qualquer pessoa. Afinal, demanda organização, autocontrole e habilidades de negociação além de prestar bons serviços.

 

Por isso, é comum se questionar se há chances para atuar no ramo de freelas. Pensando nisso, o Freela Web selecionou quatro tópicos importantes para considerar inicialmente antes de começar a carreira como freelancer. Lembrando que nada impede de desenvolver novas habilidades para se aprimorar e ter sucesso neste modelo de trabalho. Veja abaixo: 

 

  1. Oferecer serviços de qualidade 

Sempre reforçamos aqui a importância de oferecer serviços que você tem a capacidade de desenvolver com qualidade. Isso é um ponto crucial para manter os clientes e conseguir novos, pois bons trabalhos agregam ainda mais seu portfólio. Portanto, analise as possibilidades de serviços que você pode ofertar antes de dar início à carreira de freelancer. 

  1. Organização é quesito necessário

Para se tornar um bom profissional freelancer, ter organização e habilidade para se planejar, mantendo os serviços em ordem e atentando-se aos prazos propostos é fundamental. Por isso, ter um tempo específico para organizar as demandas e até mesmo o início do trabalho garante mais eficiência e produtividade no dia a dia. 

 

Quem não tem o costume de se planejar, corre o risco de perder clientes por possíveis atrasos nas entregas, baixa qualidade ou até mesmo por falta de resposta em um primeiro contato com alguém que deseja contratar freelancers. 

 

  1. Acreditar em si e se manter motivado

Ter autoconfiança também é uma característica forte entre freelas. Afinal, acreditar em si é o primeiro passo para conseguir, de fato, ofertar serviços. Isso ajuda muito na arte de negociar novos trabalhos

 

Além disso, também é necessário se manter motivado, pois alguns meses podem ser menos ativos do que outros em relação às demandas de trabalho. No entanto, a motivação contribui para não desistir e manter a divulgação dos serviços, seja em redes sociais ou plataformas de serviços freelancers. 

 

  1. Estar preparado para assumir riscos

Como foi dito no tópico anterior, nem todos os meses serão iguais em relação ao retorno financeiro, além de que possíveis imprevistos podem ocorrer, como precisar trocar de computador, por exemplo. Logo, este é um risco que você deve estar preparado para assumir. Por isso, para se planejar para momentos assim, é importante se manter organizado com as finanças também.

 

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados