Checklist: Como vender seus serviços como freelancer

(Crédito: Freepik)

O trabalho freelancer se encaixa em diversas áreas. No entanto, o profissional, além de suas experiências e qualificações para desenvolver bem os serviços no segmento escolhido, deve também ter boas habilidades em vendas! Afinal, precisa conquistar novos clientes e propor boas soluções para fidelizá-lo. Logo, a arte de negociação também deve ser adquirida para criar boas oportunidades de negócios tanto para o profissional quanto para o cliente. 

 

Por isso, preparamos um checklist do que é necessário para aprender inicialmente a vender serviços como freela e negociar melhores prazos, alterações e valores para os serviços prestados, além de dar mais visibilidade para o seu trabalho. Confira abaixo: 

 

  1. Planejamento e definição do trabalho

 

Ao dar início como freelancer, elabore um planejamento para definir como será o fluxo do seu trabalho. Isso será a base principal para oferecer serviços e negociar com clientes. Esse planejamento deve conter informações principais, como qual será o serviço proposto, possíveis prazos e valores. 

 

Além disso, também inclua as formas de contato para você chegar até um cliente ou ser encontrado por ele. Ou seja, seu portfólio tem fácil acesso? Você utilizará plataformas de freelancer? Qual será o meio de contato mais eficaz: e-mail, telefone ou outra forma? Lembre-se que o importante é deixar tudo registrado para evitar ruídos.

 

  1. Produza e mostre seus conteúdos e trabalhos 

 

Para que seu serviço seja encontrado, você precisa se tornar autoridade no segmento em que atua ou deseja atuar. Portanto, produza conteúdos para mostrar o que você é capaz de fazer ou, se já possui trabalhos feitos, divulgue-os também. Assim, as pessoas terão exemplos práticos da sua atuação e você terá mais visibilidade para aumentar sua rede de contatos. 

 

  1. Oferte seus serviços em sites especializados e redes sociais

Além de ter uma boa rede de contatos e um portfólio atualizado, venda seu trabalho em marketplaces de serviços online. Plataformas de freelancer como o FreelaWeb são muito práticas e ideais para você expor seus serviços. 

 

Faça bom uso também das redes sociais, como grupos de Facebook e Linkedin, onde muitas pessoas publicam oportunidades para freelas. 

 

O que te impede se conseguir novos serviços?

Alguns erros podem impedir a conclusão de uma negociação e eles são mais comuns do que se imagina no universo freelancer. Veja abaixo alguns deles e mantenha distância: 

– falta de autoconfiança e de confiança no seu próprio serviço: se você domina algo, seja o primeiro a acreditar que fará um bom negócio. Acredite no seu trabalho e potencial. 

– falta de diálogo e relacionamento com o cliente ou possível cliente: tenha em mente que as necessidades do cliente precisam ser o ponto principal para propor boas soluções. Portanto, é necessário diálogo para entendê-lo. 

Matéria patrocinada por Guia do Rossi 

 

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados