Vida de freelancer: saiba como divulgar o trabalho nas redes sociais

(Crédito: Freepik)

 

Para ter mais trabalhos como freelancer, o profissional precisa ser encontrado e se destacar de outros profissionais do mesmo segmento de atuação. Com a popularização das redes sociais digitais e o uso delas para vendas e networking — além da socialização e contato entre amigos –, o freela consegue se aproximar de possíveis clientes e divulgar seu trabalho por meio delas, além dos marketplaces de serviços

 

No entanto é importante saber com quem está se comunicando, ou seja, quem é o público-alvo que deseja atingir com os conteúdos publicados e serviços propostos. Por isso, separamos abaixo três dicas para você se destacar nesse meio e divulgar seu trabalho nas redes sociais. 

 

Atualize seu LinkedIn

Em primeiro lugar, recomendamos que tenha um perfil no LinkedIn. A rede, que é focada totalmente no profissional, pode ser uma ótima alternativa para fazer networking e conhecer pessoas da sua área de atuação e até mesmo pessoas interessadas em te contratar como freelancer. Portanto, cuide bem do seu perfil lá, mantenha-o atualizado e, se estiver familiarizado com a escrita, publique conteúdos voltados para sua área — isso contribui para que o profissional se torne uma fonte de informação confiável sobre os temas que domina. 

 

Tenha uma fan-page no Facebook ou perfil profissional no Instagram

Além do LinkedIN, o Facebook e o Instagram também podem ser ótimos canais de comunicação e divulgação de trabalhos freelas, bem como se tornar uma autoridade nos temas que englobam sua área de atuação. É optativo separar as redes sociais pessoais dos  perfis profissionais, mas isso pode ser muito assertivo para focar seu conteúdo profissional em um público específico.

 

Logo, ter uma página no Facebook ou um perfil de trabalho no Instagram com conteúdos promocionais e informativos sobre o que você trabalha e também uma extensão do seu portfólio é um bom começo de divulgação. Afinal, em ambas as redes sociais, é possível segmentar os públicos, utilizar hashtags  e direcionar melhor as postagens, além de saber qual é o perfil de quem está recebendo e interagindo com as publicações. 

 

Divulgue seu portfólio 

Não é novidade aqui que ter um bom portfólio pode fazer toda a diferença em um momento de negociação com quem quer contratar um freelancer e conquista de novos clientes. Portanto, ao estruturar seus trabalhos dentro de um portfólio, é hora de divulgá-lo! 

 

Ao estruturar bem suas redes sociais, planejar e analisar seu público-alvo, o freelancer pode compartilhar os resultados de cada trabalho realizado nas redes sociais. Além disso, é importante colocar seu portfólio dentro do marketplace de serviço em que está cadastrado, pois não deixa de ser uma forma de atrair mais clientes ao seu perfil também.

Redação: Alice Bachiega

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