Como conciliar o trabalho tradicional com os freelas

(Crédito: Freepik)

Trabalhar como freelancer é cada vez mais uma realidade na vida de muitos brasileiros, inclusive é uma forma alavancar a carreira nesta modalidade, além de empreender no segmento em que atua. No entanto, há também quem opte por fazer freelas durante o tempo livre como uma renda extra, além do trabalho “tradicional”. Podendo, inclusive, ser uma forma de aprimorar as habilidades e adquirir mais experiência.

Para que isso funcione da melhor maneira possível, é importante manter a organização nos dois trabalhos para conseguir conciliá-los e entregar os melhores resultados em ambos. Por isso, hoje separamos três dicas básicas para quem trabalha como freela e precisa equilibrar com as outras demandas de trabalho.

Defina prioridades

Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo e entregar trabalhos com qualidade. Por isso, seja verdadeiro com seu cliente e aceite apenas o trabalho que conseguirá entregar. O diálogo é o primeiro passo para gerar confiança e manter os clientes por perto.

Sendo assim, saiba definir prioridades, principalmente para manter o foco e atender bem seus clientes. Para isso, planeje suas entregas com organização e prazos pré-definidos e alinhados — com isso, você conseguirá dedicar mais o seu tempo e atenção para cada demanda, tanto nos freelas quanto no trabalho tradicional também.

Estabeleça horários 

Em que horário você costuma dedicar para seus freelas? Tentar encaixar seu trabalho extra em qualquer horário que “sobra” no seu dia não é o ideal. Isso prejudica a produtividade e qualidade nas entregas. Por isso, tenha disciplina e estabeleça horários ou dias fixos para realmente se dedicar ao trabalho freelancer. Além disso, ter um cronograma semanal para as entregas pode facilitar a organização e definição dos horários.

Lembre-se: não faça seus freelas em momentos vagos ou de ócio no seu emprego. Isso pode misturar os trabalhos, além de não ser justo com seu empregador, já que normalmente há um horário para começo e fim do trabalho para ser cumprido.

Tenha um tempo para descansar

Estar descansado é um dos pontos que afeta diretamente sua produtividade, pois para encarar a “jornada dupla” é preciso muita disposição e disciplina. Por isso, além de definir os horários para trabalhar, é importante também ter seus momentos de lazer e descanso diariamente.

Conciliar um trabalho tradicional com freelas pode te sobrecarregar em algum momento e isso pode ser normal, mas não deve ser frequente. Portanto, definir prioridades e ter horários estabelecidos colaboram diretamente para o seu bem-estar e descanso.

Redação: Alice Bachiega

Tags
Compartilhe

Artigos relacionados